CONVIVA

Convivência e fortalecimento de vínculos

Conviva agora atende Jovens desde os 6 anos de idade.
Área rural ganha Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Realização Círculo de Amigos do Patrulheiro e CRAS Central
O Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos, em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social e Associação Palmeirinha da Reforma a Agrária, realiza na quarta-feira, 15, às 14 horas a inauguração do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da área rural, destinado atender 50 crianças de 6 a 12 anos.
O projeto objetiva criar um espaço de convivência, onde através de atividades lúdicas, culturais e esportivas serão trabalhados temas como: cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, valores, família, meio ambiente, prevenção à gravidez na adolescência, IST – Infecção Sexualmente Transmissíveis entre outros.
Além da Reforma Agrária, Macuco Capivari denominado Polo I, o projeto será desenvolvido também no Novo Mundo, Parque Portugal e adjacências, que será o Polo II e na Sede dos Patrulheiros, o Polo III, para jovens de 13 a 15 anos. As crianças e adolescentes que se encontram nos Polos I e II não precisarão se deslocar até a sede da entidade, serão atendidas próximo à residência.
Destacamos a importância do trabalho com os jovens em seu território, que será realizado por monitores, duas vezes por semana em cada polo. As crianças do Polo I e II serão conduzidas até o local por transporte próprio, contado ainda com colaboradores de serviços gerais, cozinheira e serviço de cozinha para atender os grupos com merenda.

 

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos voltado a adolescentes de 13 a 15 anos de ambos os sexos, em situação de risco e vulnerabilidade social decorrentes da fragilização de vínculos sociais, familiares, acesso restrito ou nulo a serviços públicos, pobreza, violação de direitos e outras situações de risco social e pessoal. Neste projeto o foco é a garantia do direito a convivência familiar e comunitária, capaz de oferecer um ambiente educativo e emocionalmente seguro aos seus usuários.

Este trabalho está organizado de modo a ampliar trocas culturais e de vivências por meio de oficinas arte culturais e de cidadania nas quais busca promover o acesso às diversas formas de expressões artísticas, o empoderamento e a autonomia dos adolescentes.

As atividades estão pautadas em metodologias lúdicas e culturais promovendo à interação, a aprendizagem, a sociabilidade e a convivência intergeracional e heterogenia.

Os dois serviços possuem articulação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de modo a promover o atendimento das famílias dos usuários destes serviços, garantindo a matricialidade sociofamiliar da política de assistência social.

OFICINAS E TEMAS TRABALHADOS

Educadora social: Convivência social, direito de ser, participação em sociedade, processos de valorização e reconhecimento, produção coletiva, escuta, exercícios de escolhas, reconhecimento de limites e possibilidades das situações vividas, tomadas de decisão, reconhecimento de limites e possibilidades, entre outras.

Psicologia: Auto estima, objetivos, introspecção, reflexão, sentido da vida, expressão de sentimentos, identidade pessoal, cidadania, preconceito, racismo, homofobia, empenho, dedicação e auto valorização.

Marcenaria: Técnicas de confecção de pequenos trabalhos em madeira, conhecimento de figuras geométricas, ângulos, cálculos matemáticos e sistemas de medidas métrica decimal e polegadas, segurança no trabalho, planejamento e cumprimento de metas.

Facilitador de Oficina

Hip-Hop: poemas, poesias, sonetos, textos e músicas, trabalhando a concentração, raciocínio lógico, criatividade, leitura e escrita;

Culinária e Horta: Oficina de culinária desenvolveremos o hábito de uma alimentação saudável, compreenderemos a origem do alimento e seu valor nutricional e também conscientizaremos as crianças da verdadeira importância de valorizar o que temos de alimentos, pois em muitos lugares não há o que comer. E através do trabalho com a horta podemos mostrar para as crianças um elemento básico; o que plantamos hoje, colheremos amanhã; se plantarmos com sabedoria colheremos frutos bons.

Fanfarra: Organização, atenção, percepção do meio que vive, respeito, concentração, criação e trabalho em grupo.

Teatro: Desenvolver na adolescente a habilidade de comunicação verbal e corporal , de criação e  improvisação de temas e situações dadas,  romper limites como a timidez, fortalecer a  convivência e trabalho em grupo, desenvolver raciocínio rápido e o prazer pela arte. Estes e outros pontos podem ser trabalhados desenvolvidos lapidados utilizando o teatro explorando a música, movimentação, criação dos personagens, as roupas e costumes do personagem, uma viagem através da história que se é contada. O teatro a música a arte em sua totalidade tem um poder transformador.

COMO PARTICIPAR

As famílias devem estar referenciadas no CRAS, CREAS ou GESTÃO da cidade de Valinhos, procure o centro de referência em seu bairro. 

Contato

R. Vicente Rossi, 175 - Res. Sao Luiz, Valinhos - SP, 13270-460

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se agora.

Coordenação Geral

Aline Cristina do Prado

Analista Comercial

Sandra Mara Arruda